Chuvas de dezembro acendem alerta para dengue

Chuvas de dezembro acendem alerta para dengue
6 anos atrás

A dengue é uma doença séria e fatores como chuva constante podem manter o ciclo de atividade do transmissor. Em casos mais graves, a Dengue pode, inclusive, levar a morte. Trata-se de uma doença infecciosa febril que dura um pouco mais de uma semana e é transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti.

Assim como problemas relacionados a audição, a melhor forma de combatê-las é a prevenção, impedindo que haja focos (criadouros) desse vetor. Com isso, os meses de dezembro a abril são os que requerem mais cuidados para evitar a proliferação do mosquito, porque nesse período há mais chuvas e altas temperaturas, condições ideais para a reprodução do transmissor.

Com quatro sorotipos diferentes, a Dengue pode ser adquirida mais de uma vez, mesmo que a pessoa já tenha contraído a doença. Trata-se de uma doença infecciosa febril que dura um pouco mais de uma semana. O diagnóstico da Dengue se dá através de exame clínico no consultório médico no qual o profissional realiza a Prova do Laço e faz o pedido laboratorial para um exame de sangue no paciente. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que a pessoa com Dengue tome muito líquido para evitar desidratação e só use medicamentos com recomendação médica.

As instituições de saúde devem fiscalizar e promover meios de diminuir os casos dessas doenças, mas cada morador também deve cuidar de sua residência para que não haja locais com água parada para o mosquito se reproduzir.